Radiofrequência

A Radiofrequência (RF) é um método de tratamento não invasivo de revitalização e rejuvenescimento da pele que está em franca evolução desde seu surgimento, há quase duas décadas.

 

Mecanismo de ação

O objetivo da RF é elevar a temperatura dos tecidos entre 40º a 43 ºC. Ao atingir essa temperatura, é estimulada a vaso dilatação da área, contribuindo para melhor oxigenação tecidual, aporte de nutrientes e formação de novas fibras colágenas. A corrente elétrica produzida pela RF consegue alcançar os tecidos mais profundos, gerando energia e forte calor, devido à resistência na derme e no tecido celular subcutâneo. Entretanto, a epiderme permanece íntegra e protegida. O procedimento é feito controlando a temperatura por um termômetro apropriado, para não gerar superaquecimento e prejudicar a camada tecidual superficial. 

 

Aquecidas, as fibras colágenas se desnaturam e se contraem, levando à retração do tecido (efeito "lifting") e estímulo à formação de novas fibras (neocolagênese tardia), tornando-as mais eficientes na sustentação da pele. Portanto, o efeito rejuvenescedor se dá pela contração das fibras de colágeno induzidas pela RF.

 

Indicações

A RF é indicada para tratamentos faciais e corporais, como flacidez, rugas, olheiras, manchas, cicatrizes, gordura localizada, celulite, pós-lipoaspiração, pós-parto (CARVALHO & SILVA, 2011; NERY et.al., -2014). 

 

Diversos estudos científicos têm mostrado que a RF é um recurso eficaz produzindo efeitos de redução nas rugas faciais e melhora na textura da pele.

 

Quem deseja evitar cirurgias estéticas, a RF oferece uma alternativa não invasiva para melhora das linhas nasolabiais, elevação das sobrancelhas, firmeza na região da mandíbula, definição dos ângulos da face, sem precisar de tempo de recuperação e sem risco de complicações.

 

Vantagens

Algumas vantagens adicionais ao método incluem sua segurança, tendo praticamente ausência de efeitos colaterais (exceto leve vermelhidão em alguns casos) e a capacidade do paciente de retomar sua rotina imediatamente após a realização do procedimento.

Com o clima ensolarado quase todo o ano no Brasil, sobretudo no Nordeste, a RF é uma excelente opção para quem não abre mão de estar ao ar livre, de ir à praia, pois não há necessidade de cuidados mais severos em relação à exposição ao sol. Ao contrário dos peelings químicos e do microagulhamento, métodos estéticos também muito eficientes, as sessões de RF não precisam ser evitadas em períodos mais quentes do ano.

 

A RF é um método terapêutico padrão-ouro no tratamento da flacidez cutânea facial e corporal.

 

RF e associações

A RF também é altamente indicada como um método coadjuvante após outros métodos de rejuvenescimento, como fios de sustentação e PDO, preenchimento com ácido hialurônico, intradermoterapia, dentre outros. Como estes procedimentos têm duração limitada, o rejuvenescimento da pele pode ser mantido por mais tempo ao associar sessões de RF. Vários estudos científicos já demonstram que a aplicação da RF não interfere nos materiais aplicados em outros procedimentos. Mas é necessário analisar o tempo e a frequência para as sessões de RF através de uma avaliação individual.

Na área da cirurgia plástica, com procedimentos mais invasivos, as sessões de RF também podem ser feitas anteriormente à cirurgia para melhorar a qualidade do tecido, tornando menor a área de intervenção e, consequentemente, com melhor recuperação pós-operatória.

 

Contraindicações

A RF está contraindicada em peles hipersensíveis ao calor, com rosácea ativa, portadores de marca-passo cardíaco ou de dispositivos eletrônicos, como bombas de analgesia ou de insulina, neoplasias (proliferação anormal de células), sobre a glândula da tireoide e região orbitária (globo ocular) e trombose venosa profunda (AGNE, -2014; TONEDERM®, 2011; IBRAMED®,2010 ; NERY et. al., 2014).

 

Fato importante é que, embora não possa ser utilizada durante a gestação, a RF é um método seguro e eficaz na redução da circunferência e na atenuação da pele flácida no pós-parto imediato. 

A Radiofrequência atua na área da estética integrativa, promovendo melhora integral da qualidade da pele.
 

Entre em contato e marque uma avaliação