Vitamina D - A Vitamina do Momento?

A vitamina D nada mais é que um hormônio esteroide cujas principais funções é manter as concentrações adequadas de cálcio e fósforo para garantir uma variedade de funções metabólicas.
80% da vitamina D é produzida na pele após exposição à radiação ultravioleta B. Em menor quantidade pela ingestão de alimentos específicos ou por suplementação (que não deve ser realizada sem o acompanhamento por um profissional de saúde habilitado, podendo correr o risco de estar a suplementar sem necessidade e em doses inadequadas).
Estudos recentes associam a imunidade com a quantidade de vitamina D presente no organismo, sendo relevantes neste período de pandemia pela COVID-19, pela importância de se proteger da susceptibilidade a infeções agudas do trato respiratório.
Mas o que esses estudos dizem?
* A deficiência da vit D está sendo considerada um problema de saúde pública mundial, acometendo todas as faixas etárias e sendo associada ao desenvolvimento de diversas afecções, como diabetes melito, doenças cardiovasculares, alguns tipos de cânceres, deficiência de cognição, depressão, complicações gestacionais, autoimunidade e alergia.
* Ao mesmo tempo em que a prática regular da fotoproteção tem sido recomendada para evitar o câncer da pele, há um questionamento em diversos estudos se ela poderia levar à deficiência de vitamina D. Embora a radiação ultravioleta esteja associada ao câncer de pele, dentre as ações verificadas recentemente da vitamina D destaca-se uma possível ação anti-tumoral. .
* Apesar de já terem sido realizados vários ensaios clínicos nesta área, os resultados sobre o papel da vit D nas infeções do trato respiratório são discordantes, pela variabilidade das características da população estudada e os vários regimes de suplementação. .
* Atualmente não há nenhuma recomendação que indique benefício no uso de suplementos de vitamina D contra COVID-19, mesmo tendo em conta a diminuição da exposição solar na situação de quarentena.
Grupos mais susceptíveis à deficiência de vit D:
Indivíduos de fototipos elevados (a maior pigmentação da pele dificulta a penetração dos raios UV)
Crianças
Gestantes
Idosos (a atrofia da pele pelo envelhecimento reduz a capacidade da pele em sintetizar o precursor da vitamina D)
Quem precisa de suplementação?
A maioria dos estudos conclui que a suplementação não é estritamente necessário para pessoas saudáveis que não pertençam ao grupo mais susceptível à deficiência.
Quais os fatores que influenciam na síntese de vitamina D através da pele?
grau de pigmentação da pele
latitude
estação do ano
tipo de roupa
uso de protetor solar
condições meteorológicas locais
Qual a frequência de sol tomar para estimular a vitamina D?
Em geral, em adultos saudáveis, pelo menos três vezes por semana, sem aplicação de protetor solar na área a ser exposta.
Qual é o melhor horário para tomar sol para a síntese de vit D?
Entre 10hs até às 15 hs
Nesta faixa de incidência, os raios UV atingem seu pico.
Se a temperatura estiver acima dos 30°, melhor evitar o sol ou se expor por menos tempo.
Quanto tempo de sol tomar para estimular a vit D?
De 15 a 20 minutos - pele branca
De 30 a 40 minutos - tom de pele intermediário
Em torno de 1 hora - pele negra
É preciso tomar sol no corpo todo?
Não, 15% da superfície do corpo já é o suficiente para que a vit D seja produzida.
* Não há necessidade de expor a faca, pois embora seja o local do corpo mais exposto, produz pouca vit D.
Referências:
SOUSA, Sophie. Suplementação de vitamina D na prevenção de infeções agudas do trato respiratório: revisão sistemática e meta-Análise de dados individuais. Rev Port Med Geral Fam, Lisboa , v. 34, n. 4, p. 258-260, ago. 2018.
PINHEIRO, Iracema De Souza Santos. "O Uso Abusivo de Protetor Solar Associado à Deficiência de Vitamina D." (2018).
SILVA, Andrielle. "Efeitos positivos do Sol na pele: Vitamina D." Revista de Iniciação Científica da Universidade Vale do Rio Verde 7.2 (2018).
MAEDA, Sergio Setsuo et al. "Recomendações da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) para o diagnóstico e tratamento da hipovitaminose D." Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia 58.5 (2014): 411-433.
GALVÃO, Letícia Oba e cols. Considerações sobre a vitamina D. Brasília Med 2013;50(4):324-332
EUCLIDES, F. de A. & OLMOS, Rodrigo Díaz. "Vitamina D, a Vitamina do momento?".
https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/03/23/entenda-quanto-e-de-que-maneira-e-preciso-tomar-sol-para-obter-a-vitamina-d.htm
#vitaminad #vitaminadeimunidade #beneficiosdosol #isolamentosocialconsciente