Vitamina D - A Vitamina do Momento?



A vitamina D nada mais é que um hormônio esteroide cujas principais funções é manter as concentrações adequadas de cálcio e fósforo para garantir uma variedade de funções metabólicas.


80% da vitamina D é produzida na pele após exposição à radiação ultravioleta B. Em menor quantidade pela ingestão de alimentos específicos ou por suplementação (que não deve ser realizada sem o acompanhamento por um profissional de saúde habilitado, podendo correr o risco de estar a suplementar sem necessidade e em doses inadequadas).


Estudos recentes associam a imunidade com a quantidade de vitamina D presente no organismo, sendo relevantes neste período de pandemia pela COVID-19, pela importância de se proteger da susceptibilidade a infeções agudas do trato respiratório.


Mas o que esses estudos dizem?


* A deficiência da vit D está sendo considerada um problema de saúde pública mundial, acometendo todas as faixas etárias e sendo associada ao desenvolvimento de diversas afecções, como diabetes melito, doenças cardiovasculares, alguns tipos de cânceres, deficiência de cognição, depressão, complicações gestacionais, autoimunidade e alergia.


* Ao mesmo tempo em que a prática regular da fotoproteção tem sido recomendada para evitar o câncer da pele, há um questionamento em diversos estudos se ela poderia levar à deficiência de vitamina D. Embora a radiação ultravioleta esteja associada ao câncer de pele, dentre as ações verificadas recentemente da vitamina D destaca-se uma possível ação anti-tumoral. .


* Apesar de já terem sido realizados vários ensaios clínicos nesta área, os resultados sobre o papel da vit D nas infeções do trato respiratório são discordantes, pela variabilidade das características da população estudada e os vários regimes de suplementação. .


* Atualmente não há nenhuma recomendação que indique benefício no uso de suplementos de vitamina D contra COVID-19, mesmo tendo em conta a diminuição da exposição solar na situação de quarentena.


Grupos mais susceptíveis à deficiência de vit D:

  • Indivíduos de fototipos elevados (a maior pigmentação da pele dificulta a penetração dos raios UV)

  • Crianças

  • Gestantes

  • Idosos (a atrofia da pele pelo envelhecimento