Use Tônico com Suavidade


Vejo muita gente achando que tônico é demaquilante. Deve ser por causa de algumas propagandas que tinham com “tônicos” sendo passados no rosto com algodão e, seguida, mostrava o algodão sujo, como se a pele estivesse com muita sujeira.


Não, o tônico não é para ser “esfregado” na pele até ver o algodão sair limpo!


O tônico nem precisa mesmo ser aplicado com algodão ou ecopad. Com a mão mesmo resolve e ainda economiza produto.


Pode ser aplicado com a mão porque a principal função do tônico é equilibrar o pH da pele após o uso do sabonete, que deixa a pele com um pH um pouco mais elevado.


E a sensação de que a pele, mesmo depois de lavada, não está limpa tem a ver com essas tais propagandas também. Com tanta gente hoje em dia em casa, passando grande parte do tempo em ambientes fechados, como essa pele vai ficar assim tão suja?! Claro, se usar maquiagem ou protetor solar com cor é outra história...


Na dúvida, é interessante fazer uma limpeza mais profunda na pele a cada uma ou duas semanas com óleos vegetais (método oil cleansing). Tenho uma postagem sobre isso.


Deixo aqui meu tônico favorito com infusão de alecrim ou camomila e água de arroz:


🌿45g de chá de camomila ou alecrim

🌿50g de água de arroz (tem post aqui também sobre água de arroz)

🌿3 g de glicerina vegetal (tem na farmácia) - opcional

🌿16 gotas de óleo essencial (gosto de usar 10 gotas de lavanda e 6 de melaleuca)

🌿1 g de conservante (como o Spectrastat). Se não tiver, melhor manter em geladeira em um recipiente bem fechado para evitar contaminação.


Validade: em torno de 7 dias sem conservante. Então pode fazer a metade da receita. Com o conservante pode durar até 3 meses.


❄️Se for mantido em geladeira, nessa época de frio, você pode deixar o tônico em temperatura ambiente minutos antes de usar.


No mais, experimente a real função do tônico, usando com suavidade, como mostro no vídeo. E nada de esfregar no rosto, hein! 😉