top of page

Um Olhar para Si pela Vida Contemplativa



Um olhar para si pela vida contemplativa

Na maior parte da história, se valorizou a vida contemplativa. Mas, ao longo do tempo, a vida ativa passou a ser supervalorizada, em detrimento da contemplação. 


Apesar de englobar diferentes áreas e conceitos, a vida contemplativa é, basicamente, sobre priorizar um tempo para olhar para si, para a autorreflexão, que é uma característica fundamental do ser humano. Isso não significa ser individualista, ao contrário. Quando permitimos ter uma vida contemplativa também estamos nos expressando com virtude e ética na sua forma mais essencial.  


A vida ativa está relacionada à hipervalorização do trabalho, seja ele formal ou qualquer atividade que deixe o indivíduo tão envolvido a ponto de se tornar difícil ou até impossível a contemplação. E, ao longo do tempo, ele começa a sentir os efeitos colaterais desse modo de vida, que se torna cada vez mais evidentes, pelo seu adoecimento físico e mental. 


A vida contemplativa não é, entretanto, o antídoto para todos os males, pois não foca em resultados. É, acima de tudo, uma escolha de vida. É um fim em si mesma, assim como a felicidade, que está intimamente relacionada ao modo contemplativo. 


A vida contemplativa não tem a intenção de se sobrepor à vida ativa. É a expressão da sabedoria, que discerne em que momento cada uma é necessária. 


Contemplar a vida nos possibilita viver de forma mais autêntica, pois nos tornamos mais conscientes sobre nossas próprias escolhas e, assim, ficamos menos suscetíveis às imposições da coletividade e suas obrigações veladas (excesso de trabalho e busca desenfreada por reconhecimento, consumismo etc). 


São muitos os motivos que podemos ter hoje em dia para valorizar mais a vida ativa em detrimento da vida contemplativa. Mas é possível começar a se abrir à contemplação e dar uma chance a si mesm@ para viver de forma mais equilibrada. 


Algumas ferramentas de autocuidado integral, que incentivam a vida contemplativa, podem auxiliar na experiência de uma vida mais fluida. 


~Veja em serviços algumas ferramentas que podem auxiliar a vida contemplativa pelo autocuidado integral.

.

.

Comments


bottom of page