top of page

Tríade de Autocuidado Integral


Tríade do autocuidado integral

O autocuidado integral são ações vivenciadas pelo indivíduo em benefício da sua vida, para expressar da melhor forma possível a saúde, o bem-estar e a beleza.


Como forma de vivenciar a expansão da própria consciência, o autocuidado integral é o resultado de 3 fatores que se relacionam e se influenciam mutuamente:


  • 1- AUTOCONHECIMENTO – A compreensão de si e do próprio referencial de saúde e beleza.


No momento em que o indivíduo toma consciência sobre si memo, constrói um entendimento sobre seu autocuidado e reformula suas concepções sobre saúde e beleza, adequando seus desejos e expectativas. Assim, ele realiza um melhor autoconvívio, resgatando a melhor versão de si mesmo.


  • 2- CONSCIÊNCIA - É a consciência sobre sua saúde e beleza, com uma visão sábia sobre seus próprios conceitos, que vão se desconstruindo e reconstruindo, à medida que a consciência sobre si se amplia.


É também ter uma visão crítica em relação aos conhecimentos e tecnologias de saúde e beleza oferecidos no mundo atual, fazendo escolhas mais apropriadas para si.


  • 3- RECURSOS – É aproveitar da melhor forma os recursos de saúde e beleza disponíveis, preferencialmente usufruindo dos benefícios vindos da natureza.


Juntamente com a consciência, é ter sabedoria na escolha de práticas, técnicas e profissionais que se afinam com as suas escolhas de vida.


Estar consciente sobre o próprio mundo, vivenciando o autocuidado integral, é estar consciente sobre o mundo da saúde e da beleza e sobre a saúde e a beleza do mundo.


Quais as práticas de autocuidado integral você utiliza para expressar saúde, bem-estar e beleza que favorecem suas escolhas de vida?


Conheça a mentoria online Cuide-se Integralmente, de autocuidado integral e autoconhecimento. Pode ser uma oportunidade para você ampliar suas práticas de autocuidado, vivenciando a Tríade de Autocuidado Integral.


(Texto adaptado a partir do livro Autocuidado – A Dinâmica da Saúde Integral. De Fernanda Cabral Schveitzer e Mariana Cabral Schveitzer. Epígrafe, Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil, 2021.)

Comments


bottom of page