Tá calor! E por que não suar?!


O suor ou a transpiração é um processo fisiológico natural e importante que ajuda a regular a temperatura corporal. Mas somos incentivados a não suar por associar suor a mau cheiro, à pele molhada ou oleosa.


Muitos produtos são lançados no mercado com a função antiperspirante (com a ação de controlar a transpiração). Mas você sabe quais substâncias estão por trás dessa ação antiperspirante? Um dos principais componentes é o alumínio, que foi comprovado por ser bioacumulativo, se acumulando no corpo com seu uso contínuo. E os efeitos desse acúmulo têm sido estudados, implicando em várias complicações, como diminuição da memória e da concentração e Alzheimer. E pode interferir no tratamento da osteopenia e osteoporose nas mulheres.


E tudo isso pode ser causado pela crença de que não se pode suar! 😳


O suor não tem odor. Mas a pele, juntamente com o suor, se torna propícia a bactérias que causam odor. Então é possível EQUILIBRAR a flora bacteriana da pele, preferencialmente, com produtos que não sejam prejudiciais ao corpo e que não causem alergias.


🌿Desodorantes naturais à base de bicarbonato de sódio e óleos essenciais com propriedades antibacterianas são uma alternativa eficaz para neutralizar odores no corpo, além de equilibrar a pele, deixando-a hidratada. Ao contrário do que algumas pessoas pensam, o bicarbonato de sódio não tem uma ação muito abrasiva, desde que seja usado o mais puro possível, como o sal de Vichy.


Já que podemos neutralizar o odor com ótimos produtos naturais, vamos deixar essa crença de que suar é ruim? É a mesma crença de que a pele deve estar sempre sequinha e mate. Já parou pra pensar por que deve ser assim? E que estão associadas aí crenças sobre padrões de beleza?


O suor também está relacionado à genética, aos hormônios e ao estado emocional e pode se apresentar de forma excessiva como uma hiperidrose, geralmente em áreas específicas, como palma das mãos, planta dos pés e/ou axilas. Se você sente que seu suor é excessivo, consulte um dermatologista para avaliação.


☀️O verão tá aí, vamos fazer as pazes com o calor, pois quando o frio chegar muita gente vai reclamar! Pra que controlar o que é natural? Permita-se suar!


#suarenatural

#cosmeticosnaturais

#cuideseintegralmente

#cuide-se

#liberecrencaslimitantes