top of page

Respiração Consciente


É comum a vida estar cheia de atividades. Estar “sem tempo” até virou sinônimo de “status”.


Mas, quando eu vejo o mundo fora de mim, eu sinto sua agitação como se fossem um monte de poeira que se movimentam pelo ar, que podem se concentrar a tal ponto, que mal conseguimos nos ver e também ver os outros de forma clara.


É desafiante e até um ato corajoso olhar para si e ver além de toda essa poeira no ar. Mas essa atitude é muito necessária, uma questão de sobrevivência até. É preciso aliviar todo o esforço físico, mental, emocional que fazemos ao lidar com as atividades e obrigações do cotidiano. Caso contrário, o esforço constante leva a um esgotamento que vai ficando crônico e, muitas vezes, difícil de reverter.


Eu brinco ao chamar a respiração consciente de “decantador de pós”. É uma experiência que alivia a poeira quando está demais no dia a dia. E também previne que a poeira se avolume. Quando a sobrecarga das multitarefas deixa pouco ou nenhum espaço para um momento criativo e prazeroso, é hora de ajustar o próprio ritmo para que as coisas funcionem apropriadamente.


Respirar com consciência pode ser um momento simples. Permitir-se parar pra ouvir uma música que gosta antes de iniciar uma atividade, por exemplo, é uma oportunidade de experienciar a respiração consciente.


Respirar com consciência cria um Espaço Seguro para si. A segurança vem de dentro incialmente. Porque nada adianta se cercar com vários dispositivos para ficar seguro, se não sentir a segurança primeiro internamente.


Segurança tem a ver também com autovalorização, autoestima. Quando assim sentimos, temos como principal referência nós mesm@s. Portanto, percebemos quando estamos nos empoeirando, nos acelerando demais, nos cobrando excessivamente, esperando por aprovações externas de pessoas que até nem conhecemos.


A experiência da respiração consciente é única. É uma “ferramenta” muito simples que me mantém centrada, com o pensamento claro e criativo.


A Respiração Consciente é um Ato de Consciência sobre si mesmo.


Se sentir necessidade de auxílio para iniciar ou manter a vivência da respiração consciente em sua vida, entre em contato comigo.


Comments


bottom of page