Reconecte seu Corpo


Vejo cada vez mais pessoas que se propõem a se cuidar com métodos mais naturais e alternativos e sabem da importância de vivenciar o equilíbrio do corpo para ter saúde e bem-estar. Mas ainda não se permitem confiar na sabedoria do próprio corpo. E digo aqui “corpo” como um sistema autônomo em constante movimento que engloba biologia/mente e energias/espírito.


A prevenção e o retorno a este auto olhar e cuidado de si adquirem seu lugar de relevância e respaldo científico e é o que mais tenho abordado nos meus encontros online da Cuide-se Integralmente. Nestes quase dois anos de mentoria, as pessoas que escolhem fazer parte desses encontros, a princípio, querem vivenciar o autocuidado mais natural, aprender receitas e começar a ter um estilo de vida mais simples. Mas, ao longo das experiências que compartilhamos, o que é percebido, na grande maioria das pessoas, é uma não permissão por ouvir o próprio corpo.


Não há tempo para olhar para dentro, de se perceber e se relacionar com o próprio corpo. Não se ouve o que o corpo diz constantemente sobre as direções a se tomar, o que ele necessita, quais são seus próprios limites. Há uma espécie de desconexão consigo mesmx, negando ou abafando os sinais do corpo, contando quase que 100% com soluções, respostas ou tratamentos externos.


É nossa condição original o equilíbrio. A autorresponsabilidade individual, reconectando o corpo ao movimento natural do próprio fluxo, revela nosso potencial para o desenvolvimento da autonomia. Nos respeitarmos como um seres únicos em seus múltiplos aspectos e responsáveis por nos conhecer o mais profundamente quanto possível são condições essenciais para uma boa relação conosco mesmxs e com as pessoas com as quais convivemos. . . Referência: Aureliano, Amanda Vanessa Farias. Autorresponsabilidade no Processo de Adoecimento e Saúde: Autorregulação, Autopoiese e Homeostase como Propostas de Autonomia.


#responsabilizacaodesi

#reconectese #oucaseucorpo

#autoequilibrio

#cuideseintegralmente

#autocuidadointegral

#autonomiacorporal