Os Estereótipos dos Padrões de Beleza

É imprescindível um olhar um olhar experiente, sensível e ético


OOs padrões de beleza podem afetar o reequilíbrio psicológico e mental das pessoas.

Padrão de beleza pode ser definido atualmente como a busca do indivíduo, como pessoa social, por apresentar determinadas aparências físicas para cumprir os "padrões" de sua cultura.


Por não seguir esses padrões, algumas pessoas sentem que podem ficar menos atraentes. Provavelmente, consideram o corpo como seu único ou o mais importante representante da sua interação com o mundo, com as pessoas e até consigo mesmas.


De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-IV, 1994), os estereótipos dos padrões de beleza podem ter graves consequências psicológicas e físicas para os indivíduos.


Por isso, os profissionais que atuam na área da Estética podem ser grandes aliados, trabalhando de forma multidisciplinar, em prol do reequilíbrio psicológico e mental dos seus pacientes. Assim, é imprescindível um olhar mais consciente, contando com sua experiência, sensibilidade e ética.


Referência:

MOURA, T. de A.; MOREIRA, J. A.; OLIVEIRA, P. E. de A.; LEITE, A. L. A ESTÉTICA E A SUA INFLUÊNCIA NA IMAGEM CORPORAL DAS BRASILEIRAS. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, [S. l.], v. 8, n. 5, p. 211–222, 2022. DOI: 10.51891/rease.v8i5.5539.

Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/5539. Acesso em: 16 ago. 2022.


.

#setembroamarelooanointeiro

#padroesdebeleza #esteticaintegrativa #dsmiv #sensibilidadeeeticanaestetica #cuideseintegralmente