Influência da Mídia e Sociedade sobre a Estética e Beleza


O impacto psicológico em relação ao conceito de beleza na construção da autoestima.

Nesta época de Black Friday, é muito apropriado trazer à tona temas relacionados à influência da mídia e sociedade sobre os conceitos de estética e beleza.


A mídia tende a enfatizar as concepções de vida e ideais das pessoas para criar novas necessidades de compra, disfarçadas pela ideia do cuidado de si. E o irônico é que essas mesmas concepções de vida que a maioria das pessoas têm, foram construídas pela própria mídia e sociedade.


Em parceria com a lógica do mercado, que incentiva o consumo pela crença de que “algo está faltando”, a mídia acaba sendo responsável por diversos transtornos que são desenvolvidos por um número crescente de pessoas, como bulimia, anorexia, depressão.


Por isso, quero apresentar o @projeto_interdisciplinarunit com o qual tenho a honra de contribuir, da disciplina Ação Interdisciplinar do grupo Tiradentes 2021/2 (Aracaju/SE), compartilhada pela professora Dra Maria de Lourdes da Silva Gomes de Azevedo.


A hipótese norteadora deste projeto é o impacto psicológico em relação ao conceito de beleza na construção da autoestima, como um importante indicador de saúde mental por inferir nas condições afetivas, sociais, psicológicas e fisiológicas do indivíduo.


É muito necessário discutir estas questões para que possamos estar mais conscientes e, consequentemente, mais livres das imposições da mídia e sociedade.


Agradeço à Angélica Araújo @anna_angellarauj - que também faz parte do projeto, por entrar em contato comigo através do meu vídeo sobre Padrões de Beleza e Estética.



.

.

#padroesdebeleza

#midiaesociedade

#blackfriday #esteticaintegrativa #projetointerdisciplinar #projetounit