top of page

Descansar é uma Atitude de Autocuidado


Descansar é uma atitude de autocuidado

Trabalhe enquanto todos dormem. Essa frase tem várias camadas e uma delas é a crença de que descansar é perda de tempo e que essa “não ação” pode nos desviar dos nossos objetivos. 


Mas está mais do que comprovado a importância de recarregar as energias, de priorizar um momento de descanso e permitir que o corpo e todo o ser - físico, mental, espiritual – se reequilibre ou mantenha seu equilíbrio. 


Portanto, descansar é uma atitude de autocuidado, coragem e autoconfiança. É se escutar e respeitar o próprio limite. É ir além das crenças do senso comum, percebendo que não é simplesmente o esforço que promove o resultado esperado.  


E vou além: o que está por traz do resultado esperado?  


Quando nos permitimos descansar, fica mais fácil ter clareza sobre si mesm@. Talvez o resultado que esperamos pode nem mesmo ser o que é mais apropriado para nós, mas corremos no piloto automático para alcançá-lo. 


Ou o resultado esperado pode ser genuíno, um sonho que queremos alcançar. Mas quando estamos focad@s incansavelmente nele, não nos permitimos ampliar nossa visão para perceber as múltiplas possibilidades de vivenciá-lo da forma mais simples e mais leve. 


Descansar foi uma atitude que fui aprendendo com o tempo, à medida que fui me conhecendo e percebendo a importância de me priorizar e permitir que as energias trabalhem graciosamente ao meu favor. 


Comments


bottom of page