top of page

Conceitos de Saúde e Beleza: Não leve tão a sério


mulher pulando corda, fazendo cuidados de saúde e beleza

Levanta a mão quem, alguma vez, conseguiu atingir o estado de saúde e bem-estar, segundo o conceito da OMS!


A definição de saúde, segundo a Organização Mundial de Saúde é:


“A saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade.”


Apesar de ter sido considerado um avanço na visão de saúde, esse mesmo conceito é questionado por ser abstrato e idealizado. Por isso, provavelmente, nem eu nem você chegamos completamente a esse estado de saúde.


Convivemos com múltiplas expressões de adoecimento, que geram diferentes percepções de desconforto. As mudanças naturais que passamos ao longo da vida - sejam crescimento, envelhecimento, ciclos menstruais, gravidez, menopausa – dificultam a manutenção de um estado de bem-estar completo. Os desafios, os estresses e as frustrações do cotidiano também interferem nesse referencial utópico de completude.


Produtos, práticas de saúde e estilo de vida podem promover a sensação de saúde e bem-estar. Mas é interessante estar consciente se, talvez, estamos querendo chegar a uma condição idealizada e inatingível que, por si só, pode gerar adoecimento, ao aproximar a ideia de saúde da perfeição e distanciá-la da singularidade com que se expressa em nossas vidas.


Da mesma forma, podemos aplicar ao conceito e à busca pela beleza. Tanto a saúde e bem-estar como a beleza são percepções e experiências dinâmicas e únicas em cada momento da vida e até mesmo do dia.


Que possamos ser complacentes conosco mesmos para não levar tão a sério a busca pela saúde, bem-estar e beleza!


Recomendo fortemente vivências de autoconhecimento aliadas às práticas de saúde e autocuidado, que possibilitam que a gente expanda a autoconfiança para compreender melhor as necessidades do nosso corpo, do nosso ser.


Comentarios


bottom of page