top of page

Autopercepção e Introspecção



Autopercepção e introspecção como autoconhecimento.

“Quantas pessoas estão presas em seus hábitos cotidianos: em parte entorpecidas, em parte assustadas, em parte indiferentes? Para termos uma vida melhor, devemos escolher, continuamente, como estamos vivendo.” 


Einstein refletiu isso anos atrás, no entanto, é ainda tão atual. 


Para escolher como estamos vivendo, precisamos ter a habilidade da autopercepção, observando nosso próprio comportamento, sem julgamentos, para uma maior consciência sobre nós mesm@s. 


Os períodos de encerramento de ciclos, como o final do ano, nos convidam à introspecção para que possamos perceber com mais clareza nosso estado emocional, a qualidade dos nossos relacionamentos, nossos padrões comportamentais, opiniões, crenças, valores, necessidades, objetivos etc. 


A autopercepção e a introspecção nos levam ao autoconhecimento, que é o primeiro passo necessário para iniciar uma mudança favorável para nós mesm@s. 


Porém, é exatamente nos finais de ciclos que também nos sentimos ansiosos, o que dificulta priorizar essa autopercepção e introspecção. 


A Respiração Consciente possibilita a percepção e escolha dos potenciais (que sempre estão ao nosso redor), clareza das ideias, criatividade, autonomia, beleza de dentro pra fora, para irradiar e inspirar a consciência primeiro para si e, consequentemente, a quem está abert@ e escolhe também se expandir. 


Portanto, é uma experiência que pode ser muito valiosa para lidar com os eventos de final de ano e se tornar mais apt@ a "habitar" o corpo com plena consciência, inspirando a "presença de si" ao longo do próximo ano. 


コメント


bottom of page