A Nova Normalidade

Uma possível mudança para a responsabilização de si

Muito se tem falado hoje em dia sobre a nova normalidade que a pandemia de Covid-19 está impondo sobre sociedades em todo o planeta. Não vou falar aqui dessa “normalidade forçada” que os governos estão impondo. Mas de algumas mudanças positivas que estão acontecendo, motivadas pelas rupturas na forma como vivemos e no que consideramos “normal”. 


A necessidade de amenizar o estresse causado pela abstenção, alteração ou substituição de práticas sociais tem levado à busca por um autocuidado mais integral e por uma relação mais natural com o que se usa e com o que se come. O consumo mais consciente tem sido uma estratégia para gerenciar gastos pessoais e domésticos, com a confecção de trabalhos manuais e com o reuso de produtos, experimentando a criatividade. Estes são novos significados que estão emergindo e trazendo, talvez pouco a pouco, mudanças na forma como as pessoas estão valorizando ou conduzindo suas atividades.


Quais dessas mudanças são temporárias e quais persistirão “pós-pandemia” ainda não é possível prever. Mas explorar novas perspectivas em um mundo que se reajusta e cria um novo normal traz o potencial para que as pessoas também comecem a se responsabilizar pelo seu bem-estar e o cuidado com sua saúde e seu corpo. 


Você já pensou sobre isso?  Diante da crise, do descaso, da falta de responsabilidade e de consciência no Brasil e no mundo, é imprescindível se responsabilizar por si mesmx. Quais práticas você teve que aprender ou adaptar e que também pode ainda começar a vivenciar para que assuma a responsabilização de si? 


Referências:


ROYSEN, Rebeca. Por uma transição das práticas sociais: de Bourdieu à Covid-19. 

PEDRO, João Paulo. Cancelamento do futuro: uma abordagem hauntológica para o estudo do turismo no novo normal. Turismo Mundial, Crise Sanitária e Futuro, p. 91, 2020. 

ZANON, Cristian et al. COVID-19: implicações e aplicações da Psicologia Positiva em tempos de pandemia. Estudos de Psicologia (Campinas), v. 37, 2020. 

DESA,Geoffrey;JIA, Xiangping. Sustainability transitions in the context of pandemic: an introduction to the focused issue on social innovation and systemic impact. Agriculture and Human Values, p. 1-9, 2020. 

SARKIS, Joseph et al. A brave new world: lessons from the COVID-19 pandemic for transitioning to sustainable supply and production. Resources, Conservation, and Recycling, 2020. 


#novanormalidade #novonormalpospandemia #criatividadeemtemposdecrise #responsabilidadecivil #responsabilizacaodesi

Criação de Aline Bitencourt