top of page

A Mente e o Cérebro não são Tudo


A mente e o cérebro não são tudo

Apesar do avanço dos estudos das Neurociências, devemos lembrar que a mente e o cérebro não são tudo. 


Mesmo que a mente e os processos neurais sejam fundamentais para a compreensão de uma série de mecanismos e experiências, não somos apenas a nossa mente. Ela é uma parte preciosa de nós mesm@s, mas nem tudo está relacionado à mente. 


Pela importância que é dada à mente hoje em dia, podemos achar que todas as concepções, conceitos e crenças que ela concebe compõem a única realidade. 


Há também nosso corpo e nossa essência, que existe além do nosso corpo e, até mesmo, além dessa existência. 


Tudo isso parece meio ilógico e etéreo. Mas é porque, quando nos expressamos principalmente a partir da mente, tentamos encontrar lógica em tudo. E não há lógica em tudo! 


Quando uma pessoa acha que é a mente que move a maior parte da vida dela, ao se propor vivenciar e sentir algo além da concepção da mente, como uma prática holística - a respiração consciente, a meditação - muitas vezes, a sensação é de que não aconteceu nenhum benefício ou que essas práticas não têm a ver com ela. 


O que acontece é que a mente tenta invalidar o que ela não pode interpretar. Mas muita coisa acontece além da validação da mente. E, para perceber isso, é preciso se conectar consigo mesm@. 


A mente e seus conceitos são os principais obstáculos para não se permitir parar um pouco e se perceber além desse ritmo acelerado do dia a dia. 


Quando transpomos essas barreiras, sentimos a liberdade de poder transitar no mundo e, ao mesmo tempo, perceber quando é preciso estar em si. 


Ao nos permitir ir além da mente, ela se torna uma aliada, nos auxiliando nas habilidades necessárias do cotidiano. 


Não precisamos temer ir além da mente! Não iremos desaparecer ou enlouquecer por causa disso! 


Ao contrário; é por estarmos muito centrad@s na mente que os desequilíbrios mentais estão suscetíveis de surgir. 


Podemos utilizar a mente a nosso favor, e não depender dela para perceber todas as coisas do mundo. Afinal, o mundo é mais do que a mente pode perceber, avaliar, julgar.  


Permitir essa expansão é uma experiência indescritível. 



コメント


bottom of page