Homeopatia Integrativa
A homeopatia, também conhecida como medicina homeopática, é uma opção de tratamento recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que divulgou um documento incentivando a integração dessa e outras Medicinas Tradicionais aos sistemas nacionais de saúde.
Tem o objetivo de estimular a capacidade do corpo em se curar com a premissa de que cada pessoa tem uma energia chamada de força de autocura ou resposta vital. Quando essa energia é interrompida ou desequilibrada, os problemas de saúde começam a se desenvolver.
A homeopatia estimula os mecanismos e processos de defesa do organismo
de modo a prevenir ou tratar uma doença.
A homeopatia tem uma abordagem diferente da medicina convencional no diagnóstico, classificação e tratamento de problemas de saúde. O tratamento em homeopatia é individualizado (adaptado para cada pessoa).
Como a homeopatia se diferencia da medicina convencional?
Durante a consulta, os remédios homeopáticos são selecionados de acordo com uma visão geral do paciente, incluindo não só os sinais e sintomas, mas leva também em consideração o estilo de vida, estados emocionais e mentais, a forma como a pessoa reage à doença e outros fatores individuais.
O sistema homeopático tem como fundamento a integralização holística do paciente e de sua realidade, tanto no adoecer, quanto no tratamento. Dessa forma, a doença é um desequilíbrio no todo que se manifesta de múltiplas formas.
Alguns mitos relacionados à homeopatia
-
O equívoco mais comum tem sido o de que a medicina homeopática é sinônimo de medicamentos naturais. Embora a medicação homeopática ou remédios, como são muitas vezes chamados, sejam frequentemente fabricados a partir de materiais naturais, este não é um requisito da farmacopeia homeopática.
-
Outro mito é que o tratamento homeopático demora de fazer efeito, sendo, portanto, um tratamento prolongado. O que acontece é, como age na raiz do problema, muitas vezes, o tratamento se estende por um período de tempo maior. Mas isso não significa que demora para perceber a melhora da saúde.
A homeopatia é segura?
A homeopatia é fundamentada em diluições “ultra moleculares” que não causam dependência e não tem efeitos colaterais perigosos. É segura para uso em bebês, crianças, idosos, mulheres grávidas ou lactantes, sob a supervisão de um profissional homeopata.
Para quais problemas a homeopatia pode ser utilizada?
Os remédios homeopáticos são administrados com fins preventivos e terapêuticos.
A homeopatia pode melhorar a saúde e tratar um grande número de doenças e condições, tais como alergias, dermatite atópica, artrite reumatoide e síndrome do intestino irritável. Também tem sido utilizada para tratar ferimentos leves, como cortes, arranhões e tensões musculares ou entorses.
A homeopatia não é considerada adequada para algumas doenças, como câncer, doenças do coração, infecções severas ou emergenciais. Mas, nesses casos, pode servir como terapia complementar a fim de proporcionar maior conforto ao lidar com o tratamento convencional.
A medicina convencional tem cada vez aumentado o poder dos produtos químicos e medicamentos e quanto mais forte for uma droga, mais forte serão os seus efeitos secundários ou colaterais. O uso de medicamentos convencionais a longo prazo em doenças crônicas agrava este problema.
Os pacientes com doença crônica, muitas vezes, escolhem utilizar a homeopatia por sofrer há anos com os efeitos colaterais causados pelos medicamentos convencionais.
Você gostaria de conhecer
uma forma diferente de cuidar
do seu problema de saúde
e de prevenir doenças?
O atendimento homeopático é realizado por vídeo consulta.
Com funciona?
A consulta inicial é marcada através do agendamento, onde é possível escolher seu melhor dia e horário.
45 min
88 Reais brasileiros