Facilitadora-Aline-Bitencourt-cuide-se-integralmente
Aline-Bitencourt_cuide-se-integralmente

A Facilitadora Aline Bitencourt

 

Eu iniciei meu interesse pelo autocuidado na adolescência, quando comecei a pesquisar sobre cuidados pessoais, compartilhando com desenvoltura meus conhecimentos com minha família e amigos. Nesta época, minha irmã me chamava de “a escrava da beleza”, pois, religiosamente todos os dias, passava um bom tempo, após o banho, passando cremes pelo corpo. Usava loção para face e pescoço, creme para área dos olhos, creme para as costas, hidratante corporal, creme para pés e cotovelos, hidratante capilar… Hoje em dia esse ritual me cansa só em escrever!

Em 2002 me graduei em Odontologia, profissão que aprimorou meu gosto pelos detalhes, pela expressão da harmonia estética em tudo que crio e organizo. Mas a Estética como eu atuo hoje em dia, de fato, começou quando vivenciei intensas transformações pessoais em 2008.

Neste período, deixei de atuar na Odontologia por 7 anos e comecei minha jornada pelo autoconhecimento, paralelamente com algumas Formações que fiz na Europa. Eu me tornei professora certificada pela Crimson Circle New Energy Company, ministrando workshops desta empresa pelo Brasil de 2009 a 2012.

Em 2012, criei meu primeiro curso presencial, "O Encontro dos Eus", e também um curso online, "Facilitação além do Tempo e do Espaço", já percebendo a importância do ambiente digital para viabilizar as experiências de autoconhecimento.

Em 2015, voltei a atuar na Odontologia e me aprofundei na Estética Funcional e Bem-Estar. Esta pós-graduação contribuiu para ampliar minha visão integrativa e natural na atuação com a estética.

Neste período, também convivi com colegas e professores que estavam, a todo vapor, participando de diversos cursos da área da Estética. E eu não fiquei de fora. Talvez movida por aquele aspecto da adolescência, fiz cursos de toxina botulínica (botox), preenchimento facial, lipoenzimática de papada, microagulhamento, peeling, cosmetologia, micropigmentação de sobrancelhas, dentre outros e outros.

Entrei numa busca incessante por me atualizar, praticamente participando de todas as “novidades” do mundo da Estética. Mas o meu Saber adquirido das minhas experiências de autoconhecimento me lembrava para eu me ouvir, me ver e me perceber de maneira intuitiva, simplificando a maneira de lidar comigo mesma e com minha própria vida.

No final das contas, foi muito válido conhecer as várias áreas e práticas estéticas. Mas optei pelo básico, pelo simples, expressando meu saber essencial. Senti que não basta apenas a busca pela novidade. Nesta cultura de consumo em que estamos, há sempre uma nova técnica ou produto que parece invalidar o anterior. 

Foi assim que idealizei a mentoria online Cuide-se Integralmente, onde facilito e compartilho meus conhecimentos e experiências na área da Estética e do Autoconhecimento. E, através da minha formação em Cosmetologia, também criei a Loja Cuide-se! - onde elaboro e experimento a alquimia dos cosméticos naturais artesanais.

Vivenciar a beleza genuína, uma beleza que não está sujeita a conceitos, opiniões ou a quaisquer condições externas - traz uma sensação de leveza, de liberdade, de autonomia com o próprio corpo. E isso é proporcionado pelo autoconhecimento.

 

Quando nos conhecemos, não ficamos vulneráveis a opiniões. Podemos estar entre amigos e familiares, que compartilham suas insatisfações estéticas, por exemplo, sem nos influenciar achando que também estamos insatisfeit@s. Ou quando alguém vem até nós e comenta que “fulaninha” é poderosa porque é muito vaidosa e se cuida fazendo sempre algum procedimento estético ou usando os cosméticos mais modernos, não nos sentimos insegur@s.

 

Cada um tem sua própria experiência. Não precisamos fazer o que os outros estão fazendo e usar o que os outros estão usando.

 

Por isso eu te pergunto: Será que suas necessidades estéticas são, de fato, suas verdadeiras necessidades? Ou você está importando conceitos e necessidades dos outros?

A liberdade de expressar a própria beleza também significa ser livre pra vivenciar o que quiser. Seja mudar a cor do cabelo, sair com uma maquiagem bem colorida, pintar as unhas, fazer um botox… Ou não fazer nada. Quem se conhece sabe e sente que sua beleza é expressada essencialmente de dentro para fora. Afinal, o que adianta parecer linda aos olhos das pessoas, se há frequentemente uma insegurança e uma sensação constante de insatisfação?

Sobretudo com a pandemia, a vida nos convida a simplificar mais as coisas. A viver a essência, a ter mais tempo para Ser do que pra ter. Simplicidade, tem a ver com facilidade, combina com leveza e também com sabedoria interna.

Que tal vivenciar tudo isso em seu autocuidado?

“Estética, para mim, é principalmente realçar a beleza

que cada pessoa já tem em si.

Não é sobre criar uma condição

perfeita e artificial.

É proporcionar harmonia e saúde respeitando as próprias características.

É assim que vejo a graça

em atuar na estética.” 

Quer conversar comigo ou saber mais sobre a mentoria

Cuide-se Integralmente?

Acompanhe-me nas redes sociais:

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram