Cosmetologia

É a Ciência e a Arte cujo objetivo é o cuidado e a melhoria dos caracteres estéticos da pele e seus anexos (cabelo, unhas).

Tão importante quanto os tratamentos minimamente invasivos são os cuidados que devemos ter antes, durante e após qualquer procedimento. Através da Cosmetologia, a preparação prévia da pele e a manutenção da sua integridade após procedimentos são medidas que influenciam na qualidade e nos resultados da grande maioria dos tratamentos estético-terapêuticos. 

Atualmente diversos tratamentos estéticos não cirúrgicos trazem a promessa de manter a pele saudável e mais jovem. Pele ideal é o resultado de um conjunto multifatorial: cor, brilho, textura, superfície. Para estar equilibrada, a pele deve ter resiliência, estar bem hidratada.

Principais disfunções inestéticas tratadas pela Cosmetologia (de forma isolada ou geralmente combinada a outros procedimentos)

  • Envelhecimento cutâneo (flacidez, rugas)
  • Desidratação
  • Discromias (manchas, melasma, olheiras)
  • Oleosidade e acne
  • Gordura localizada
  • Estrias
  • Celulite

Produtos utilizados

  • Cosméticos: produtos de higiene pessoal, constituídos por substâncias naturais ou sintéticas, de uso externos, nas diversas partes do corpo. Vários produtos botânicos têm benefícios fisiológicos cientificamente comprovados e estão sendo cada vez mais usados.
  • Cosmecêuticos: “cosméticos” com ingredientes bioativos com eficácia medida e aprovada por meio de vários estudos
  • Dermocosméticos: produtos que levam ativos às camadas mais profundas da pele, proporcionando melhora do seu aspecto. Elaborados a partir de estudos científicos e clínicos
  • Nutracêuticos: combinação de nutrientes + farmacêuticos que proporcionam benefícios à saúde, como a prevenção e o tratamento de doenças, além de contribuir na eficácia e durabilidade dos procedimentos estéticos

Forma de ação

Protocolos “em cabine” (realizados no consultório) e prescrições para tratamento home care utilizando ativos cosmecêuticos, dermocosméticos e/ou nutracêuticos para tratamento das disfunções ou desequilíbrio da pele com base no fototipo, grau de envelhecimento e biotipo cutâneos. Além da prevenção e tratamento, estes produtos proporcionam bem-estar.

Procedimentos aliados da Cosmetologia


A Cosmetologia age mais como coadjuvante em uma variedade de procedimentos, mas é uma área muito importante para auxiliar na eficácia dos resultados dos mesmos. Muitas pessoas não estariam com determinadas disfunções facial e/ou corporal (ou estas seriam mais amenas), se fizessem uso de cosméticos específicos em sua rotina diária. Atualmente existem no mercado vários produtos de qualidade para prevenir e tratar, mas é preciso avaliar primeiro o tipo de pele e suas necessidades.


Referência: "Dermatologia Cosmética". Editora Elsevier. Murab Alan, et al.


Entre em contato e faça sua avaliação!

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *