Período de Pandemia: Desafiante e Enriquecedor


É difícil agora imaginar um mundo que não seja permanentemente mudado pelo COVID-19 (COronaVIrus Disease 2019). Várias são as causas atribuídas à pandemia e, mesmo que muitos possam não concordar, o mundo não mudou da noite pro dia.


A pandemia é a gota d’água que anuncia o desequilíbrio do modelo econômico hegemônico, da forma de cuidado com a saúde, do modo de distribuição da abundância e dos modos de consumo, da relação com o meio ambiente.


É necessário nos fazermos verdadeiramente perguntas não triviais, em um momento de pausa, para poder abrir espaço e fazer emergir potenciais pertinentes a este momento em diante.


🌿Como eu realmente quero viver? O que eu verdadeiramente valorizo e faz diferença em minha vida? A minha imagem que vejo no espelho condiz com o que eu quero apresentar ao mundo? Minhas ações se afinam com o que eu realmente desejo?


Este é um momento desafiante, mas também pode ser muito enriquecedor. Essas perguntas não serão respondidas, também, da noite pro dia, de forma objetiva. Mas através de sensações, reações, percepções e de atitudes resilientes e criativas ao longo do dia.


Nesta parada reflexiva nós também estamos a nos reorganizar para, ao retomar as ações, definirmos outras eficazes e inventivas. Que possamos estar abertos a mudanças internas e externas durante e também após a pandemia.


Referências: .

*Time to pull together – Science journals, março 2020 .

*Por Transformações em Torno da Conservação do Viver: reflexões no tempo presente. Demoly, 2020.

*Reflexões no Tempo Presente. Demoly, 2020 

Paradoxos de Retroalimentação da Pandemia da COVID-19: Quebrando o Ciclo. Sartório et al, 2020.


#mudancaspospandemia #isolamentosocialconsciente #reflexoes

Criação de Aline Bitencourt