Esfoliante Natural e Industrializado


Algumas pessoas costumam me perguntar qual esfoliante é mais indicado: natural ou industrializado. E sempre respondo: depende da composição do esfoliante, de como será utilizado e da condição e espessura da pele. 


Por exemplo, o pó ou borra de café é comumente utilizado como esfoliante natural, mas pode ter o potencial de esfoliar em demasia a pele do rosto. Isso não significa que não seja indicado como produto facial. Usado juntamente com um óleo vegetal (que tem ação de limpeza e emoliência), com movimentos suaves e por alguns segundos, torna o pó de café um excelente esfoliante facial natural. 


Alguns esfoliantes industrializados que não possuem produtos naturais (pelo menos na sua maior parte), podem também promover bons resultados. 


❇️ Se o esfoliante for industrializado, é importante observar a composição das suas partículas esfoliantes. Muitos destes esfoliantes (assim como outros cosméticos) podem conter microesferas de plástico (polietileno), que não são biodegradáveis, causando um impacto ambiental no momento do enxágue do esfoliante. 


A indicação do esfoliante, assim como de qualquer produto de autocuidado, vai depender do perfil de cada pessoa, das condições da sua pele, do seu momento e até mesmo do seu humor. Se cada ser humano é único e passa por diferentes condições ao longo do dia, então como um só produto pode ser o mais adequado? Isso não significa que é preciso ter vários produtos para atender as diversas situações.


E não é só o rosto que pode se beneficiar com a esfoliação, mas todo o corpo. Mesmo que o rosto seja o priorizado na esfoliação, é importante se lembrar do pescoço e do colo, que devem ser cuidados sempre junto com a face. 


O mais importante para dar um resultado satisfatório, sem agredir a pele, é selecionar bem o tamanho, a composição e o formato das partículas esfoliantes, a força e o tempo de ação na pele. E não significa que seja natural que não poderá ter algum risco de dano para a pele. 


Simplificar e também confiar no próprio equilíbrio do corpo são fatores que devem ser levados sempre em consideração. É essencial ouvir o corpo e compreender o que é mais apropriado em cada momento.


#autocuidadointegral #cuideseintegralmente #esteticaintegrativa #esfoliantes #cosmeticosnaturais

Criação de Aline Bitencourt